quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Fisiologia Cardiovascular: excitação elétrica do coração



A Excitação Elétrica do Coração
1. A maioria dos músculos só se contrai quando estimulado por um nervo (dito “motor”). Ao contrário, no músculo cardíaco (miocárdio) os estímulos elétricos necessários para as contrações originam-se no próprio coração.
Um coração continua a se contrair mesmo depois de removido do corpo, se for mantido em solução nutriente. No feto, o coração começa a bater muito cedo, antes mesmo que apareça qualquer inervação para o coração. Dizemos que o coração é dotado de automatismo.
2. A batida do músculo cardíaco é iniciada por uma área especial do coração, chamado nó ou nódulo sinoatrial ("sinusal"), localizado no átrio direito; ele funciona como um marcapasso cardíaco. O marcador é composto de tecido nodal.
O tecido nodal é único: pode despolarizar-se espontaneamente e iniciar seu próprio potencial de ação, pode contrair-se como um músculo e pode ainda transmitir impulsos como um nervo.
3. Do nó sinoatrial, uma onda de excitação se propaga pelo átrio direito para o átrio esquerdo. Cerca de 60-100 milissegundos depois do disparo do marcapasso, impulsos estimulam uma segunda área de tecido nodal, a junção átrio-ventricular (AV).
A junção AV (antigamente conhecida como "nó AV", em desuso porque não é um ponto específico) é a única ponte elétrica normal entre os átrios e os ventrículos; consiste em fibras de condução lenta, que impõem uma diferença de tempo entre as contrações atriais e as ventriculares, de modo que a contração atrial é completada antes do início da contração dos ventrículos. Dizemos que as sístoles atrial e ventricular estão "defasadas".
4. Da junção AV (atrioventricular), o estímulo passa ao "Sistema His-Purkinje" (cujo nome é uma homenagem ao seus descobridores), que produz contração quase simultânea dos dois ventrículos.
Assim, embora o coração seja funcionalmente dois órgãos - o coração direito e o esquerdo, ambos batem simultaneamente.
O Sistema His-Purkinje é formado por 4 componentes: tronco do feixe de His, ramo direito e ramo esquerdo do feixe de His e as fibras de Purkinje, que se espalham pela superfície subendocárdica de ambos os ventrículos formando um "tapete" de fibras de altíssima velocidade de condução.
Cada fibra de Purkinje toca a superfície de cada uma e todas as fibras ventriculares, garantindo que todas as fibras ventriculares sejam convocadas para o trabalho sistólico de modo simultâneo.
Esse sistema de condução extracelular é continuum com o "sistema de condução intracelular", altamente sofisticado como se verá adiante.
5. A junção AV - única comunicação elétrica entre os átrios e os ventrículos pode ser superada por vias anômalas de comunicação rápida entre átrios e ventrículos.
Tais comunicações geram arritmias devido à pré-excitação ventricular. As mais comuns são a síndrome de Wolff-Parkinson-White e a síndrome de Lown-Ganong-Levine. Em ambas existem feixes de condução accessória, que ativam o ventrículo sem o devido atraso juncional. Tais assuntos são estudados em “propriedades elétricas do coração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário