terça-feira, 30 de junho de 2009

ÍNDICE GLICÊMICO E EXERCÍCIO

Consumir carboidratos de baixo índice glicêmico antes do exercício pode resultar em aumento da oxidação (quebra) de gordura durante a atividade física e maior sensação de saciedade na refeição após o exercício. Esta foi a conclusão de pesquisadores da Escola de Ciências Biomédicas do Reino Unido da Universidade de Nottingham em um estudo publicado este mês na Journal of Nutrition.
Foram comparados os efeitos de um café da manhã com alto e baixo índice glicêmico durante e após exercício de caminhada em mulheres sedentárias. As respostas metabólicas e de apetite também foram investigadas.
Oito mulheres saudáveis sedentárias participaram de duas sessões de exercício. Em cada sessão as participantes ingeriam um café da manhã com alto ou baixo índice glicêmico 3 horas antes de caminhar por 60 minutos. Terminado o exercício as voluntárias do estudo almoçavam e permaneciam no laboratório por 2 horas.
A glicose plasmática e insulina após o almoço foram mais elevadas na sessão em que foi ingerido no café uma refeição de alto índice glicêmico comparado com de baixo índice. Após 3hs da ingestão do café da manhã, a oxidação de gordura foi suprimida em ambas sessões sendo mais alta na sessão de baixo índice glicêmico. Durante o exercício a oxidação de gordura foi maior naquelas que ingeriram o café da manhã com baixo índice glicêmico. As participantes relataram se sentirem mais saciadas no almoço após ingerir café da manhã de baixo indice glicêmico comparado com o de alto índice.
O café da manhã de baixo índice glicêmico aumenta a oxidação de gordura durante o exercício subseqüente e aumenta a sensação de saciedade no período pós exercício em mulheres sedentárias.

Stevenson EJ, Astbury NM, Simpson EJ, Taylor MA, Macdonald IA.Fat Oxidation during Exercise and Satiety during Recovery Are Increased following a Low-Glycemic Index Breakfast in Sedentary Women. J Nutr. 2009 Mar 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário