segunda-feira, 29 de junho de 2009

ÍNDICE GLICÊMICO

Associação Brasileira de Nutrologia traz algumas informações.
"Índice Glicêmico dos Carboidratos: (GI)

Denomina-se Índice Glicêmico a velocidade com que cada carboidrato é digerido, absorvido e transformado em glicose. Tal velocidade varia de acordo com a quantidade e composição do carboidrato. Quanto mais alta for a velocidade de um carboidrato ao ser convertido em glicose no nosso organismo maior será seu índice glicêmico.
(Alimentos que se convertem vagarosamente e de maneira constante são considerados de baixo IG (Índice Glicêmico), esses alimentos tem um valor menor que 55 em uma escala de 1 a 100) Alimentos que se convertem de maneira rápida são considerados de alto IG.Qualquer alimento que possua um Índice Glicêmico maior que 70, já é considerado digno de risco.

Alimentos com alto IG aumentam mais rápido a glicemia seguida de uma queda da mesma, que também ocorre de maneira rápida. A excessiva quantidade de glicose extracelular vai acarretar, a nível pancreático, uma liberação de insulina que se faz de maneira rápida e em grande quantidade. Tal fenômeno propicia um grande afluxo de glicose intracelular e a queda súbita da glicemia. A quantidade em excesso de glicose dentro da célula é transformada e "guardada" sob a forma de gordura. A queda súbita da glicemia, por sua vez, nos deixa ansiosos por outra refeição.
Portanto, reduzir o Índice Glicêmico dos carboidratos deve ser uma preocupação constante, para a manutenção de seu peso e de sua saúde Durante muitos anos o valor do índice glicêmico foi questionado. Atualmente, vários estudos têm demonstrado o benefício de dietas com alimentos com baixo índice glicêmico tanto no controle da glicemia como na melhora do perfil lipídico. “
Uma das primeiras tabelas foi publicada no Am J Clin Nutr. 1995:62:871S-93S, com aproximadamente 600 alimentos.

Segue abaixo link para acesso a tabela internacional de indice glicêmico atualizada

http://www.mendosa.com/gilists.zip
http://www.mendosa.com/gilists.zip

Nenhum comentário:

Postar um comentário